Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Viajar porque sim

Paixão por viagens, escrita e fotografia

Seg | 30.05.16

Primavera nas Astúrias - parte II

 

E aqui está a 2ª parte do roteiro nas Astúrias que sugiro para esta Primavera (e que preparei para a revista Inominável n.º 3).

 

Dia 5 – Ruta del Cares

 

Para quem gostar, hoje é dia de fazer uma caminhada num dos percursos montanhosos mais fantásticos e mais acessíveis desta região. A Ruta del Cares estende-se entre Poncebos e Caín, num total de 12 km em cada sentido e, tal como o nome indica, acompanha parte do percurso do rio Cares. Começando em Poncebos, existe uma subida inicial algo exigente de pouco mais de 2 km, sendo o resto do caminho essencialmente plano e fácil de fazer, com passagens por túneis e pontes, e sempre com o rio por companheiro. Deixo um aviso: vão correr o risco de se apaixonarem perdidamente por esta paisagem e esquecerem qualquer cansaço – pelo menos até terem de parar. Caín é uma aldeia encastrada entre altos picos montanhosos, local perfeito para repouso e almoço antes de iniciarem o caminho de regresso. Todas as informações sobre o percurso estão disponíveis em http://www.rutadelcares.org/.

Ruta del Cares 1.JPG

 

Se não gostam de grandes caminhadas (ou não podem fazê-las), então sugiro que visitem a icónica aldeia de Bulnes. Não existem estradas mas é possível subir no Funicular de Bulnes, que parte também de Poncebos e sobe por um túnel escavado na montanha durante oito minutos até chegar perto da entrada de Bulnes. Esta aldeia isolada e minúscula tem uma população fixa de apenas 20 habitantes (que aumenta para 50 no Verão), mas é um ponto turístico muito frequentado e conhecido por oferecer belíssimas vistas para as principais elevações dos Picos da Europa, entre as quais se destaca o Naranjo de Bulnes (ou Picu Urriellu, em asturiano). Também é possível chegar a Bulnes a pé, mas o percurso é algo exigente.

 

No final de um dia fisicamente muito activo não há nada melhor do que uma boa refeição, e em Arenas de Cabrales um dos locais onde se come bem é o restaurante La Panera (https://www.facebook.com/rte.lapanera).

 

Dia 6 – Llanes-Potes

 

Llanes é outra das localidades costeiras das Astúrias que merece uma visita. A viagem desde Arenas dura pouco mais de meia hora. Estacionem junto à praia del Sablón e subam até ao passeio de San Pedro para terem uma vista ampla sobre a costa e a localidade.

Llanes 1.JPG 

O braço de mar que entra pela vila forma um pequeno porto,

Llanes 3.JPG

no extremo do qual se encontram os coloridos “Cubos de la Memoria”, criação do artista basco Agustín Ibarrola sobre os blocos de betão que formam o dique do porto.

Llanes 2.jpg

Depois percam-se pelas ruas do centro histórico e descubram a Igreja de Santa María del Conceju, o seu Casino modernista de inspiração barroca, o Torreão medieval ou o Palácio de Gastañaga.

 

Se continuam com vontade de andar a pé, a minha sugestão chama-se “Camín Encantáu” e fica a 15 km de Llanes. Sigam até Posada de Llanes e depois tomem a AS-115 até Puente Nuevo, onde vão encontrar um desvio à direita e um estacionamento depois da ponte. O “Camín Encantáu” é um percurso circular e fácil de 10 km pelos povoados do vale de Ardisana. Ao longo do caminho encontram-se dispostas a espaços várias esculturas de madeira que fazem referência à mitologia asturiana. Todas as informações sobre este percurso a pé estão disponíveis em http://www.elcaminencantau.com/, http://www.wikirutas.es/rutas/Asturias/Valle_de_Ardisana/El_Camin_Encantau/ e https://www.google.com/maps/d/viewer?mid=zeiOlrFJ1pEE.kVR36EEVdFac.

Camin encantau.jpg

 

Se no entanto estão sem vontade para grandes caminhadas, então proponho uma incursão breve pela região da Cantábria para visitarem a encantadora vila de Potes. São 65 km desde Llanes, parte dos quais (mais concretamente 21 km) pelo desfiladeiro de La Hermida, o mais comprido de Espanha, que acompanha o leito do rio Deva e oferece estupendas paisagens de montanha.

Potes 2.jpg

 

Localizada na confluência de quatro vales e dois rios, o Deva e o Quiviesa, e beneficiando de um microclima mediterrânico, Potes é uma típica localidade montanhesa, com as suas pontes e o seu bairro antigo de ruas estreitinhas sem trânsito motorizado.

Potes 4.JPG

 

As casas são maioritariamente em pedra, algumas estendendo-se por cima das ruas, com caixilhos e varandas em madeira.

Potes 3.JPG

 

A Torre do Infantado é o ex-libris da vila e remonta ao séc. XIV, abrigando actualmente a câmara municipal.

Potes 1.jpg

Muito virada para o turismo, Potes é também famosa por ser um lugar onde se come bem, com destaque para as carnes e o cozido típico da região; a oferta gastronómica é abundante e variada.

 

Para regressarem a Arenas de Cabrales voltem pelo mesmo caminho até Panes, virem à esquerda para cruzar a ponte sobre o Deva e sigam pela AS-114. São cerca de 50 km, uma hora de viagem.

 

Dia 7 – Viagem de regresso

 

O último dia será mais uma vez passado em viagem. Há várias rotas possíveis para o regresso, mas sugiro que vão por Villaviciosa, Pola de Siero e Mieles para apanharem a AP-66, seguindo depois sempre para sul.

Como sugestão de paragem pelo caminho, a cidade de León é a minha favorita, com a Catedral gótica e a Casa Botines, de Gaudí, a merecerem especial destaque.

León 3.JPG

 

E se apreciarem as obras deste arquitecto catalão, vale a pena fazerem o desvio de quase 50 km até Astorga para verem o Palácio Episcopal desta cidade, concebido por Gaudí em estilo neogótico medieval.

Astorga 1.JPG

 

Astorga 2.JPG

 

Astorga 3.JPG

 

Situada mesmo ao lado, a Catedral de Astorga é também digna de uma visita.

Astorga 4).JPG

 

Astorga 5.JPG

 

Zamora, já mais perto de Portugal, é outra alternativa de paragem ainda em terras espanholas. Atravessada pelo rio Douro, o centro histórico é dominado pela catedral. Do miradouro à saída da Puerta del Obispo tem-se uma vasta panorâmica do rio e da cidade que se estende pelas suas margens, estando bem visíveis as azenhas de Olivares, em baixo, e do lado esquerdo a Puente de Piedra, que remonta ao séc. XII.

 

Este é apenas um dos roteiros possíveis por terras asturianas, pois muito mais há para ver nesta região espanhola. Sempre com a certeza de que não vão regressar desiludidos.

 

O início deste roteiro pelas Astúrias está aqui: Primavera nas Astúrias - parte I

 

Já seguem o Viajar Porque Sim no Instagram? É só clicar aqui ←

 

Outras sugestões de consulta para prepararem a viagem:

http://whereisasturias.com/picos-de-europa-national-park-asturias/

http://whereisasturias.com/

http://www.asturnatura.com/index.php

 

Outros posts sobre Espanha:

Um banco com vista: Cuenca

Entroido galego

A Galiza é já ali

Na Galiza, entre mosteiros e fervenzas

Os pueblos blancos da Andaluzia

Salamanca e não só

Allariz, jardins e muito mais

7 cidades (menos conhecidas) para visitar em Espanha

Jerte, o vale das cerejeiras em flor

Menorca, finalmente

Gaztelugatxe, as escadas da Pedra do Dragão

Romântica Madrid

Alarcón e os murais de Jesús Mateo

Cadaquès

 

Outros posts com roteiros na Europa:

Um cheirinho a sul de França - O roteiro completo

Coleccionar paisagens surreais na Islândia

Croácia - diário de viagem XVII - O roteiro completo

Dois dias em Bucareste - dia 1

Dois dias em Bucareste - dia 2

Um roteiro na Roménia

5 viagens de carro na Europa para 2021

 

Guardar no Pinterest

Primavera nas Astúrias - parte II