Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Viajar. Porque sim.

Paixão por viagens, escrita e fotografia

Viajar. Porque sim.

Paixão por viagens, escrita e fotografia

Lugares em preto e branco - 7

 

Calheta, Madeira, Portugal

 

A CASA DAS MUDAS

 

Mais do que um Museu e um edifício internacionalmente reconhecido, a Casa das Mudas é um ambiente. Empoleirado sobre uma escarpa que termina abruptamente sobre o Atlântico e implantado mais como linha topográfica do que como obra humana, o seu perfil de arestas vincadas funde-se na paisagem que o envolve. O material escolhido para a sua construção, o basalto, é o que melhor invoca o passado vulcânico da Madeira, e a sua cor negra e a textura densa e opaca amortecem o impacto que o edifício pudesse ter na paisagem, retirando-lhe importância, dissimulando-o apesar da sua robustez.

Casa das Mudas 1.jpg

 

Casa das Mudas 9.jpg

 

Esta impressão de solidez a par de uma certa insubstancialidade mantém-se quando entramos no espaço, e juntam-se numa única sensação: paz. A luz e o som são como que amortecidos pelos volumes da construção, separados por passagens estreitas e quase labirínticas. Ali impera a tranquilidade, e essa sensação amplia-se quando o nosso olhar se espraia sobre o mar imenso, ou quando relaxamos na esplanada.

 

Casa das Mudas 2.jpg

 

Casa das Mudas 6.jpg

 

Casa das Mudas 7.jpg

 

Casa das Mudas 8.jpg

 

Agora denominado Mudas. Museu de Arte Contemporânea da Madeira, o edifício foi concebido pelo arquitecto madeirense Paulo David como ampliação da já existente Casa da Cultura da Calheta, e acabou por ser nomeado para a edição de 2005 do prémio europeu de arquitectura contemporânea Mies van der Rohe. Abriga desde Outubro de 2015 a colecção de arte contemporânea que antes era exposta ao público na Fortaleza de São Tiago, no Funchal. Além do museu, abriga espaços complementares à actividade cultural ali desenvolvida, como o centro de documentação, o auditório ou a biblioteca, e ainda uma cafetaria e uma loja.

Casa das Mudas 3.jpg

 

Casa das Mudas 4.jpg

 

Sóbria e aprazível, a Casa das Mudas é mais um dos exemplos em que a arquitectura e a paisagem se unem para preservar e valorizar a identidade de um local.

 Casa das Mudas 5.jpg

 

 

 (publicado na rubrica Viagens da revista Inominável nº 10)

 

 

 

2 comentários

Comentar post