Lugares em preto e branco - 2
Milos, Grécia
SARAKÍNIKO
Milos é a ilha que se situa mais a sudoeste no arquipélago das Cíclades. Com uma área de apenas 158 km2, tem 125 km de costa e mais de 75 praias. O ponto mais alto é a montanha do Profeta Elias (751 m) e a sua população habitual é de cerca de 5000 pessoas.
É uma ilha vulcânica que emergiu do mar Egeu há mais de dois milhões de anos em consequência da redução da placa tectónica africana por pressão da placa eurasiática, e esta sua origem confere-lhe características naturais de grande beleza e originalidade. Com praias e formações rochosas multicoloridas, oferece uma diversidade de paisagens e locais de interesse que a tornam adequada como destino simultaneamente de praia e de viagem cultural.
A praia de Sarakíniko é o postal ilustrado mais bonito da ilha grega de Milos e justamente considerada uma das mais belas (e invulgares) praias do mundo. Rochas completamente brancas, fortemente erodidas pelos ventos e pela água, projectam-se horizontalmente sobre um mar turquesa cristalino. A ausência de vegetação contribui para dar ao local um aspecto lunar. Entre as rochas esconde-se uma pequeníssima praia de areia clara com uma enseada de águas pouco profundas, um local particularmente agradável e tranquilo para descansar, apanhar sol e tomar banho. Subindo ao topo das rochas é possível avistar, para a direita, os vestígios de um navio ali naufragado.
Outra faceta particularmente encantadora de Sarakíniko é revelada em noites de lua cheia, com o luar a reflectir-se vividamente no branco-de-neve das rochas, criando uma paisagem inesquecível.
(publicado na rubrica Viagens da revista Inominável nº 10)
Já seguem o Viajar Porque Sim no Instagram? É só clicar aqui ←
Mais artigos sobre a Grécia:
Ilhas gregas para todos os gostos
Ilhas gregas - notas de viagem
Bilhete-postal de Santorini II
Bilhete-postal de Santorini III
Bilhete-postal de Santorini IV