Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Viajar porque sim

Paixão por viagens, escrita e fotografia

Ter | 12.06.18

Em busca das aldeias avieiras

 

“Nómadas do rio, como os ciganos na terra, tinham vindo da Praia da Vieira e faziam vida à parte: chamavam-lhes avieiros” (Alves Redol, Prefácio à 5ª edição de Avieiros, 1968)

Avieiros.jpg

Uma das principais razões que me levam a viajar é a satisfação do meu interesse pelo património cultural de cada lugar que visito. Nestas coisas de história e cultura – e os académicos que me desculpem… – a forma mais produtiva de aprender é mesmo in loco. É ao vivo que consigo fixar melhor os pormenores, é ouvindo e vendo que consigo compreender melhor os contextos, é ao rever as fotografias e o “filme” que vivi que consigo memorizar melhor todas as informações que vou recolhendo.

 

Há dois anos e picos, alguém teve a feliz ideia de me levar ao Escaroupim, e desde essa altura o meu interesse pela cultura avieira tem vindo a crescer. Lisboeta com fortes ligações a Santarém, as “minhas” duas cidades estão intimamente associadas ao rio Tejo (de que falei neste post) e tudo o que lhe diz respeito acaba por captar mais facilmente a minha atenção. Comecei por isso uma busca pelo que resta das aldeias avieiras e da sua cultura, busca esta ainda não terminada mas que quero partilhar agora aqui convosco – porque é um património pouco conhecido mas muito original e que merece ser preservado.

 

Quem são os avieiros?

 

A partir de meados do séc. XIX, famílias inteiras de pescadores da zona de Vieira de Leiria começaram a deslocar-se para as zonas ribeirinhas do Tejo e do Sado, fugindo aos rigores do Inverno que não lhes permitia procurarem o seu sustento no mar. Deslocação sazonal a princípio, faziam dos barcos a sua casa temporária e voltavam à praia da Vieira quando o tempo melhorava. Acabaram contudo por desistir dessas idas e vindas, fixando-se aos poucos nas margens destes rios que lhes proporcionavam peixe o ano inteiro, sobretudo sável, lampreia e fataça. Comunidade muito fechada, assente no núcleo familiar e segregada tanto por vontade própria como por animosidade da população rural, ainda hoje mantém algum secretismo sobre o seu modo de vida e as suas artes piscatórias – embora, como é óbvio, pela diminuição acentuada da população avieira e por força dos tempos modernos, a abertura ao exterior seja cada vez maior.

barcos avieiros.jpg

 

As aldeias avieiras

 

Construindo pequenas casas feitas primeiro de canas e depois de madeira, erguidas sobre estacas para se protegerem das subidas do rio, as famílias avieiras foram lentamente criando pequenos núcleos habitacionais sobretudo ao longo do Tejo (algumas, embora poucas, também junto ao Sado), principalmente entre Azambuja e Abrantes e perto de povoações já existentes, onde iam depois vender o que pescavam. O exterior das “barracas”, designação atribuída pelos próprios avieiros, era pintado de cores vivas – evocando as casas da praia da Vieira e normalmente coincidindo com o colorido das suas próprias embarcações. Mas enquanto as cores do exterior eram escolhidas pelo homem da casa, era a mulher, sua companheira constante na faina pesqueira (normalmente era ela a remadora de serviço, enquanto o marido lançava as redes), que decidia as do interior, quase sempre diferentes e muito variadas.

casa avieira - Palhota.JPG

Até aos anos 50 do século passado, os avieiros conseguiam viver totalmente da pesca. A partir daí, com a degradação da qualidade das águas do Tejo a causar a redução do pescado e o próprio desejo de quererem uma vida diferente para os filhos, a população das aldeias avieiras começou a diminuir e os núcleos habitacionais foram desaparecendo, em muitos casos, ou sendo reconvertidos até à quase descaracterização. Se nos anos 80 ainda existiam 80 aldeias avieiras nas margens do Tejo, hoje são apenas cerca de uma dúzia, várias delas em ruínas ou já praticamente sem vestígios das construções originais.

Patacão (8).jpg

Uma destas aldeias arruinadas foi a que visitei mais recentemente. Com acesso a partir da vila de Alpiarça, não é fácil dar com o caminho para o Patacão, mas o esforço é recompensado no final. A melhor maneira será, para quem vem de Santarém, virar à esquerda ainda antes de entrar em Alpiarça, na estreita estrada asfaltada que tem a indicação da Quinta da Lagoalva de Cima. Cerca de 4,5 km depois, um caminho de terra batida entronca pelo lado esquerdo, com um valado ao qual se encostam, meio escondidas pela vegetação que já começa a cobri-las, umas quantas casas descoloridas e esventradas, em que a madeira se mistura com a telha, o tijolo e a chapa de zinco, assentes sobre pilares de betão. Rodeadas por terrenos cultivados, no sossego da planície ribatejana, apenas uma linha de choupos perfilados ao longe denuncia a existência do rio.

Patacão (2).jpg

Patacão (3).jpg

Patacão (4).jpg

Patacão (5).jpg

Patacão (6).jpg

Seguindo mais umas centenas de metros pelo asfalto, vira-se depois à esquerda novamente em terra batida. Encontramos aí mais um pequeno aglomerado de casas avieiras – também arruinadas, e também quase absorvidas pelas árvores.

Patacão (7).jpg

No final do caminho, a boa surpresa: a praia fluvial do Patacão. Um areal abundante e extenso, praticamente deserto, sem infra-estruturas de apoio mas com um ambiente tranquilo e meio selvagem, algo que é cada vez mais difícil de encontrar nos dias que correm.

Patacão - praia fluvial (1).jpg

Patacão - praia fluvial (2).jpg

Patacão - praia fluvial (3).jpg

 

A cultura avieira

 

Quase desconhecida no nosso país e, obviamente, mais ainda a nível internacional – mesmo pelos estudiosos do assunto – a cultura avieira é a única cultura palafítica fluvial europeia, e possui características originais essencialmente em quatro aspectos: nas embarcações, nas artes pesqueiras, nas construções palafíticas e na gastronomia. E porque é importante tentar que este património exclusivo não desapareça totalmente, começou em 2006 um movimento que visa preservar, recuperar e divulgar o que resta da cultura avieira, tentando conseguir que fosse declarada património imaterial. Os idealizadores do Projecto da Cultura Avieira, sedeado no Instituto Politécnico de Santarém (e coordenado pelo Dr. João Serrano), concluíram depois que teriam de dividir essa ambição em objectivos mais pequenos, e já conseguiram que a bateira avieira das Caneiras fosse inscrita como património imaterial nacional. Foi também há alguns anos aprovado na generalidade um projecto para a criação da Rota Turística dos Avieiros do Tejo e Sado, mas o financiamento prometido nunca chegou, e nenhuma das candidaturas específicas teve apoio.

Escaroupim (23).JPG

Escaroupim - bateira.JPG

Ainda assim, a cultura avieira continua viva. O peixe regressou ao rio, e a ele também têm vindo a regressar filhos e netos, uns para pescar, outros para usarem as casas como poiso de descanso ao fim-de-semana, outros ainda para desenvolverem actividades mais viradas para o turismo.

 

Escaroupim

 

Foi precisamente uma destas actividades que me levou novamente ao Escaroupim: um passeio de barco pelo rio. Nem sempre é fácil conseguir marcar estes passeios (têm frequentemente grupos grandes que esgotam a lotação dos barcos, outras vezes não têm reservas suficientes…), mas é sem dúvida algo a fazer nem que seja só uma vez na vida.

Rio-a-dentro.JPG

Ao contrário do Patacão, descobrir o caminho para o Escaroupim é fácil – na rotunda de Salvaterra de Magos basta entrar pela rua que fica à direita da Praça de Touros, ir até ao fundo e virar novamente à direita, seguindo as placas indicativas. O melhor é ir com antecedência suficiente para visitar a aldeia, que é uma das que subsiste mais habitada e bem preservada, fruto também da contínua requalificação de que tem vindo a ser alvo desde há alguns anos. Ao Núcleo Museológico da Casa Típica Avieira, em que se recriou o interior de uma casa de avieiros, veio juntar-se em inícios de 2017 o Museu “Escaroupim e o Rio”, que no primeiro ano de vida teve quase 9 mil visitas. Mantém-se também ainda em uso o cais palafítico, embora já algo modernizado, há várias casas restauradas que funcionam como lojas, e para as refeições os visitantes podem optar entre um parque de merendas ou o restaurante que tem o nome da aldeia (sempre cheio ao fim-de-semana, pelo que convém reservar com antecedência).

Escaroupim (1).JPG

Escaroupim (5).JPG

Escaroupim (3).JPG

Escaroupim (4).JPG

 

Passear no rio Tejo

 

Os passeios no rio que partem do Escaroupim fazem-se a bordo de barcos eléctricos, pouco ruidosos e que se deslocam calmamente. São cerca de 2 horas e meia de puro prazer, deslizando sobre águas quase paradas por entre ilhas e mouchões (ilhotas formadas pela acumulação de aluviões). Cada passeio é diferente, pois o itinerário depende da maré – há canais que só podem ser percorridos quando a maré está mais alta – e da época do ano. Quando está calor é habitual a paragem numa praia, para refrescar.

Passeio de barco (1).JPG

Passeio de barco (2).JPG

Passeio de barco (3).JPG

Mas o melhor destes passeios é sem dúvida a observação da vida selvagem, sobretudo das aves que fazem destas ilhas o seu local de nidificação ou habitat permanente. Por ali encontramos os omnipresentes guinchos e corvos-marinhos, milhafres e águias-pesqueiras, cegonhas e íbis, andorinhas-das-barreiras; e garças, muitas garças, de várias espécies, das boieiras às reais, chegando a ser milhares na época da nidificação – por alguma razão a ilha que fica mesmo em frente ao Escaroupim tomou o nome de Ilha das Garças. Há também a dos Amores, e a dos Cavalos, que é maior de todas e por isso foi escolhida pela Coudelaria Nacional para aí serem soltos e viverem os seus cerca de cem potros entre os seis meses e os três anos de idade. Ali ficam, em completa liberdade e apenas vigiados por um tratador que os visita quase todos os dias, até chegarem à idade de serem seleccionados para reprodução, para as artes equestres, ou simplesmente para venda.

Passeio de barco (4).jpg

Passeio de barco (5).JPG

Passeio de barco (6).JPG

Passeio de barco (7).JPG

Passeio de barco (8).JPG

Passeio de barco (9).JPG

Passeio de barco (10).JPG

Passeio de barco (11).JPG

Passeio de barco (12).JPG

  Passeio de barco (15).JPG

Passeio de barco (16).JPG

O passeio leva-nos ainda a percorrer o rio junto à margem norte, passando ao pé de Valada do Ribatejo e da aldeia avieira da Palhota, mas também por traineiras e barcaças em decomposição e pelo que resta de um estaleiro de extracção de areias, ofensivo de tão monumental e decrépito… O negócio faliu, mas os vestígios ali ficaram, a apontar-nos os atentados ambientais de que o Tejo (e não só) continua a ser alvo.

Passeio de barco (17).JPG

Passeio de barco (18).JPG

Passeio de barco (19).JPG

Passeio de barco (20).JPG

Passeio de barco (21).JPG

Passeio de barco (22).JPG

 

Palhota e Porto da Palha

 

A partir do Escaroupim é fácil chegar até duas das aldeias avieiras que ainda permanecem de pé na margem oposta do Tejo. Andando para norte, cruza-se o rio na Ponte Rainha D. Amélia, que em tempos foi ferroviária mas depois da construção de uma nova ponte para a passagem dos comboios, mesmo ao lado, foi transformada em eixo rodoviário.

Ponte Rainha D. Amélia.JPG

Seguimos para a esquerda sempre junto ao rio e atravessamos Valada, protegida das cheias pelo dique que nos acompanha ao longo da estrada e que cumpre a sua função desde 1881. No Reguengo vira-se à esquerda, e pouco depois chegamos à Palhota.

 

A aldeia da Palhota não mudou demasiado desde a sua criação. Apesar de muitos dos seus antigos habitantes terem partido e sido entretanto substituídos por alguns residentes de fim-de-semana, permanece fiel às suas características originais, pese embora a “remodelação” que se nota nalgumas casas. Segundo consta, foi aqui que Alves Redol viveu durante algum tempo recolhendo material para o seu livro sobre estas gentes, de seu título “Avieiros”. A barraca onde residiu foi neste ínterim convertida em casa-museu.

Palhota (1).JPG

Palhota (7).JPG

Palhota (4).JPG

Palhota (3).JPG

Palhota (2).JPG

O cais palafítico da Palhota é um simples passadiço recto, com tábuas assentes sobre estacas feitas de troncos grossos, e nota-se também que terá sido renovado há não muitos anos. Quando a maré está mesmo vazia, a maior parte dos barcos fica assente no lodo, e as garças aventuram-se até bem perto da povoação.

Palhota (5).JPGPalhota (6).JPG

Palhota (8).JPG

Palhota (9).JPG

Da Palhota ao Porto da Palha são pouco mais de três quilómetros pelo estradão paralelo ao Tejo, mas a dada altura a estrada passa a privada e é necessário dar uma volta bem maior, indo primeiro para o interior e depois virando em direcção ao Tejo na placa que indica “Lezirão (aldeia avieira)”. Lezirão é o nome da Quinta onde se insere a aldeia do Porto da Palha, que tomou este nome por ser o local onde era descarregada a palha para abastecer as quintas da região.

Porto da Palha (1).JPG

Pequenina e com poucas casas, a aldeia acolhe os visitantes com simpatia e cores alegres, e nota-se alguma preocupação em alindar o ambiente. Os diminutos cais onde as embarcações atracam têm já características modernas, mas a tradição continua presente nalguns pormenores que roçam o kitsch, como os símbolos que evocam os – eternos rivais – clubes de futebol lisboetas, aqui com territórios bem delimitados.

Porto da Palha (5).JPG

Porto da Palha (4).JPG

Porto da Palha (2).JPG

Porto da Palha (6).jpg

Porto da Palha (3).JPG

 

Nossa Senhora dos Avieiros e do Tejo

 

As comunidades piscatórias são tradicionalmente muito religiosas e especialmente devotas à figura de Maria, vista como Mãe da Igreja Católica e de todos quantos professam esta fé. Os avieiros não fogem a esta regra e os estudos que têm vindo a ser realizados sobre eles no âmbito do Projecto da Cultura Avieira concluíram que os seus apelos se dirigiam sobretudo à Senhora do Tejo. Foi neste contexto que em 2013 o Bispo de Santarém baptizou a imagem da Nossa Senhora dos Avieiros e do Tejo, posteriormente coroada em Vila Velha de Ródão em Maio de 2015.

Senhora dos Avieiros (1).JPG

Esta imagem passou a ser, logo a partir de 2013, a figura central dos Cruzeiros Religiosos do Tejo, organizados anualmente entre Maio e Junho com a intenção de estabelecerem laços entre as comunidades ribeirinhas do Tejo e levarem-nas a olhar mais e melhor para o “seu” rio, numa vertente não só religiosa mas também cultural. A imagem da Nossa Senhora dos Avieiros e do Tejo é transportada rio abaixo sempre que possível em barcos tradicionais (picotos ou bateiras), parando em vários pontos do percurso para pernoitar e ser venerada em eventos religiosos e culturais preparados para a ocasião. Os locais onde se iniciam e terminam estes cruzeiros têm variado ao longo dos anos. O cruzeiro de 2018 está actualmente a decorrer e vai cumprir o maior percurso organizado até agora: começou no dia 31 de Maio em Malpica do Tejo, na fronteira com Espanha, e terminará na Marina de Oeiras no dia 24 de Junho. (Podem segui-lo aqui e aqui.)

Senhora dos Avieiros (3).JPG

Senhora dos Avieiros (4).JPG

Durante o resto do ano a imagem permanece na igreja de madeira da Praia da Vieira (uma das raras igrejas de madeira do nosso país, construída em 1973), em homenagem simbólica ao lugar de origem dos avieiros.

Senhora dos Avieiros (2).JPG

Estamos no século XXI; as barreiras entre países – as formais e sobretudo as informais – vão caindo a uma velocidade quase supersónica e caminhamos para uma uniformidade mundial que hoje já é real em muitos aspectos. Mas a diversidade cultural humana é tanta e tão variada, tão rica, que seria criminoso deixar perder toda esta riqueza. Por isso, chauvinismos à parte, é realmente importante preservar as particularidades culturais de cada país, de cada região, independentemente do seu tamanho ou do seu peso económico.

 

A cultura avieira é um destes casos. Tem sobrevivido pelas mãos de gente que trabalha, luta e resiste, que muda quando e como é preciso, e se adapta, sem no entanto perder a sua identidade. Praticamente desconhecida mesmo pelos portugueses, tem um valor intrínseco e merece ser conservada e divulgada. Este é apenas o meu (pequeno) contributo. A minha busca vai continuar.

rio tejo.JPG

---------

E para quem quiser saber algo mais sobre a cultura e a história dos avieiros (e há muito mais para conhecer), deixo aqui algumas sugestões de leitura/consulta:

 

Livros:

“Avieiros”, de Alves Redol; publicado pela primeira vez em 1942, com edições recentes da Caminho e da Europa-América

“O Rio Tejo”, de António Carmona Rodrigues; editado pelo Clube do Coleccionador dos Correios (CTT) em 2018

 

Links:
http://www.e-atlasavieiro.org/
https://www.cmjornal.pt/mais-cm/domingo/detalhe/os-avieiros-estao-de-volta-ao-tejo
https://www.facebook.com/culturaavieira/?hc_ref=ARQnVwBd5C3c0WM-CFQUCITzqLwczsbxREecLmGrXf3QQZktexLqAYWN_uhzb57Dp8g
https://www.msn.com/pt-pt/video/rtp/cruzeiro-religioso-pelo-tejo/vp-AAy935v
https://www.facebook.com/groups/1695878950662637/
http://www.mediotejo.net/tejo-peregrinar-centenas-de-quilometros-tejo-abaixo-com-a-senhora-dos-avieiros/
https://noticiasdoribatejo.blogs.sapo.pt/cultura-avieira-coroacao-de-nossa-3435351

 

Já seguem o Viajar Porque Sim no Instagram? É só clicar aqui

 

Outros posts relacionados:

Segredos do Ribatejo

O rio Tejo

 

Outros posts com aldeias portuguesas:

Aldeias com histórias: Fonte Arcada

Aldeias com histórias: Babe

7 aldeias portuguesas para conhecer

Nos meandros do Zêzere

Nas curvas da Pampilhosa

Juízo, uma aldeia que tem histórias

Cevide, onde Portugal começa

A plácida Idanha-a-Velha

As janelas do Talasnal

O meu país

 

Guardar no Pinterest

Em busca das aldeias avieiras.jpg

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Ana CB

    08.11.21

    Já andei por ali perto, no Parque Linear Ribeirinho, só que na altura não tive oportunidade de visitar o Bairro dos Pescadores - mas tenho de lá ir um dia destes, para completar as minhas "buscas". Sei que requalificaram toda aquela zona, onde de facto havia uma aldeia avieira. Tal como fizeram no Escaroupim, penso que a recuperação na Póvoa de Santa iria fez parte de um projecto que visava a candidatura das aldeias avieiras a património imaterial, que entretanto ficou meio parado. Infelizmente, a recuperação não tem sido geral - as casas do Patacão, por exemplo, têm vindo a degradar-se imenso de ano para ano e estão a ser completamente engolidas pela vegetação. Uma pena...
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.