Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Viajar porque sim

Paixão por viagens, escrita e fotografia

Qui | 03.09.20

Diário de uma viagem à Islândia II

Na península de Snæfellsnes

 

A norte de Reiquiavique, estendendo-se 90 quilómetros pelo oceano adentro para oeste, fica a península de Snæfellsnes. Dizem dela que é a “Islândia em miniatura”, pela diversidade das suas características naturais, e foi aqui que passámos o segundo dia da nossa viagem.

57 Diário Islândia - Snæfellsnes

 

Dia 2

 

Com uma manhã cinzenta a prometer chuva, deixámos Reiquiavique. Com o passar dos dias viemos a perceber que estas manhãs encobertas são o normal, e que o sol só aparece lá pela hora de almoço – quando se digna aparecer. Mas também a chuva, apesar de prometer, pouco cumpriu, e raramente choveu durante a nossa estadia.

58 Diário Islândia - a caminho de Snæfellsnes

O interior da Islândia é completamente montanhoso e praticamente despovoado, por isso qualquer viagem na ilha é em grande parte feita percorrendo a Estrada 1, a célebre Ring Road, que dá a volta à ilha pelo exterior. A primeira decisão a tomar quando se planeia conhecer a Islândia de carro é se vamos viajar no sentido dos ponteiros do relógio ou em sentido inverso. Como queríamos dedicar uma boa parte dos dias a visitar o norte do país, que é uma zona turisticamente menos frequentada, decidimos começar o roteiro indo para norte, pelo que durante a viagem andámos geralmente com o mar do lado esquerdo e as montanhas do lado direito. Cenários diferentes, ambos deslumbrantes, mas se fosse agora creio que faria a volta em sentido inverso – como adoro água e desta vez fui como pendura, não pude deixar de sentir que as paisagens mais bonitas eram as do lado do condutor, independentemente do facto de do meu lado ter tido a oportunidade de observar bem o lado mais bucólico da Islândia.

59 Diário Islândia - a caminho de Snæfellsnes

60 Diário Islândia - a caminho de Snæfellsnes

Quando saímos de Reiquiavique, tudo mudou. Durante uns quantos quilómetros ainda se viam bastantes carros e passámos por algumas povoações de tamanho razoável. Depois aproximámo-nos da costa e seguimos com o Atlântico Norte por companhia – e surpreendentemente até passámos por baixo dele, no túnel de Hvalfjörður, que é um dos maiores túneis submarinos do mundo (quase 6 km) e foi escavado a uma profundidade de 165 metros. Uma proeza da engenharia com pouco mais de vinte anos e que encurta o tempo de passagem do fiorde para menos de 10 minutos, em vez de uma hora pela estrada normal.

61 Diário Islândia - túnel de Hvalfjörður

Ao fim de uma hora passámos o dique e a ponte sobre o Borgarfjörður – fjörður, como não é difícil de perceber, significa fiorde – e na cidade de Borgarnes trocámos a Estrada 1 pela 54, que segue para a península de Snæfellsnes. Sobre nós pairava um manto de nuvens, tão imóveis e por vezes tão baixas que quase parecia bastar estender a mão para lhes tocar. Não é só à noite que a atmosfera da Islândia tem toques de irrealidade.

62 Diário Islândia - Borgarnes

63 Diário Islândia - Borgarnes

 

A língua islandesa é estranha para nós e tem palavras muito compridas, sobretudo porque muitas delas são palavras compostas por várias outras palavras. Por exemplo, snær significa neve, fell significa montanha, e nes é um cabo ou promontório. Portanto, Snæfellsnes significa basicamente “península da montanha nevada”. É uma maneira fácil de formar palavras, neste caso totalmente apropriada porque a península é atravessada longitudinalmente por uma extensa cadeia montanhosa composta por vulcões, alguns deles activos (mas não em erupção), cujo ponto mais alto é o magnífico Snæfellsjökull. Antes que perguntem, jökull significa glaciar, e nos picos desta montanha o gelo nunca derrete completamente, nem mesmo no pino do Verão. Bom, “nunca” já não é neste caso o advérbio mais rigoroso, pois no Verão de 2012 a calota glaciar do vulcão derreteu na totalidade, o que foi obviamente motivo de grande preocupação e um claro indício dos resultados nefastos do aumento da temperatura global. O Snæfellsjökull ficou famoso por ser o local que Jules Verne escolheu como porta de acesso para os protagonistas do seu livro Viagem ao Centro da Terra chegarem às profundezas do nosso planeta.

64 Diário Islândia - Snæfellsjökull

 

A nossa primeira paragem do dia foi no entanto num local bastante plano, onde no meio de uma extensa área verde vemos desde bem longe uma pequena construção negra: é a Búðakirkja – ou, em bom português, a igreja de Búðir. Embora o preto seja uma cor frequentemente usada nas casas da Islândia, e até mesmo nas igrejas, esta tem a particularidade de ser totalmente negra, incluindo a torre. Isso e o facto de estar num local inóspito, sem praticamente nenhuma outra construção em volta (existe apenas um pequeno hotel nas proximidades), fazem dela um ponto de atracção turística, com paragem obrigatória para quem viaja por estes lados.

65 Diário Islândia - Búðakirkja

A Búðakirkja é tudo o que resta da antiga comunidade piscatória de Búðir, que foi no passado um dos maiores portos e entrepostos comerciais da Islândia. Os vestígios arqueológicos do local sugerem que tenha sido um porto activo desde os primórdios da colonização da ilha. No entanto, a localidade foi abandonada no início do século XIX, e apenas a igreja continua de pé.

66 Diário Islândia - Búðakirkja

A igreja original, de turfa como era uso na época, foi construída em 1701 e funcionou durante cerca de cem anos até ser suprimida por ordem de um rei dinamarquês em 1819. Só trinta anos mais tarde tiveram os residentes autorização para que fosse construída uma nova igreja, a que vemos actualmente e que ainda possui alguns elementos da igreja primitiva, que tinham sido cuidadosamente guardados por uma das habitantes da localidade.

67 Diário Islândia - Búðakirkja

Ao lado da igreja existe um pequeno cemitério com sepulturas rasas assinaladas por cruzes. Aparte isso, apenas um campo de lava com vegetação rasteira, por onde passeámos até à praia. Foi neste trilho que tivemos o nosso primeiro encontro de perto com uma família de ovelhas – sendo que (e perdoem-me a falta de rigor…) sempre que aqui falar de ovelhas estarei também a incluir carneiros, cordeiros e borregos – que são os habitantes mais numerosos da ilha e encontramos em praticamente todo o lado.

68 Diário Islândia - ovelhas (Búðakirkja)

Em flagrante contraste com as tábuas de madeira negra que revestem toda a igreja, os caixilhos das janelas e a porta estão pintados de branco imaculado. Ao pé, para tirar quaisquer dúvidas que possamos ter, esvoaça a brandeira tricolor da Islândia, presa na extremidade de um poste alto.

69 Diário Islândia - Búðakirkja

 

Apenas mais quinze minutos de carro e voltámos a parar, para subirmos até Rauðfeldsgjá, uma garganta escavada na montanha de Botnsfjall. Vista de longe, é apenas mais uma fenda na face rugosa do penhasco, de onde escorre um fio de água. Para entrar é quase impossível não molhar os pés, pois as pedras são poucas e escorregadias e o ribeiro ocupa toda a abertura. No interior o espaço alarga e as paredes de rocha arredondam-se à nossa volta, como se estivéssemos na torre de uma igreja que perdeu o telhado, com o pedaço de céu azul que vemos lá muito em cima a ser constantemente cruzado por gaivotas.

70 Diário Islândia - Rauðfeldsgjá

71 Diário Islândia - Rauðfeldsgjá

 

72 Diário Islândia - Rauðfeldsgjá

A água que corre pelo desfiladeiro no interior do penhasco salta sobre as pedras e forma pequenas cascatas. É possível seguir o curso do ribeiro montanha adentro, embora a garganta seja bastante estreita, mas com as nossas roupas frescas e ténis normais não estávamos minimamente preparados para essa aventura. Contentámo-nos em tirar algumas fotografias e depois cedemos o espaço a outras pessoas que tinham chegado entretanto e também queriam conhecer o local (e sobretudo tirar as selfies da praxe).

73 Diário Islândia - Rauðfeldsgjá

 

Do acesso a Rauðfeldsgjá temos uma vista soberba sobre o lado sul da costa de Snæfellsnes, com uma extensa baía e uma praia de areia avermelhada. O mar sem uma única onda e o sol radioso que tinha entretanto afastado grande parte das nuvens pareciam pedir que aquela bela praia estivesse cheia de gente, mas creio bem que quinze graus de temperatura do ar dissuadem mesmo os mais encalorados.

74 Diário Islândia - vista a partir da Rauðfeldsgjá

 

No extremo oeste da baía, a aldeia de Arnarstapi pede uma paragem mais demorada, pela sua reconhecida beleza natural. E aproveito para deixar já aqui uma ressalva: uma aldeia da Islândia não tem nada a ver com o nosso conceito habitual. Aqui pensamos em ruas estreitas e sinuosas, onde às vezes nem cabe um carro, e casinhas de pedra, tudo rodeado por árvores e montes. Lá temos ruas largas que se assemelham a estradas e casas baixas de madeira ou chapa ondulada, espalhadas quase que aleatoriamente em grandes planícies com vegetação tão rasteira que se confunde com a terra. Olhando de longe, pareciam-me mais acampamentos do que aldeias.

75 Diário Islândia - Arnarstapi

O pano de fundo de Arnastapi é o monte Stapafell, que visto desde a aldeia parece uma pirâmide escura e rugosa e contrasta fortemente com a enorme massa de gelo do Snæfellsjökull, visível mais atrás.

76 Diário Islândia - Arnarstapi

Arnarstapi foi em tempos um grande centro piscatório e tem algumas casas antigas interessantes, como a Amtmannshúsið, um edifício preto e branco que foi em tempos a residência do Governador dinamarquês, quando a Islândia pertencia à Dinamarca (de que só se tornou independente em 1918). Mas agora a aldeia é essencialmente um local turístico, com vários restaurantes onde os viajantes podem parar para comer alguma coisa ou tomar um café – que foi aliás o que fizemos, mas só depois de termos dado uma volta pelos miradouros junto ao mar.

77 Diário Islândia - Arnarstapi

78 Diário Islândia - Arnarstapi

A meio do trilho que leva às falésias há uma enorme escultura feita com pedras sobrepostas: é Bárður Snæfellsás, o protector da península de Snæfellsnes, concebido pela imaginação de um dos mais importantes artistas plásticos islandeses, Ragnar Kjartansson. Bárður é a personagem principal de uma saga, e dele se diz que era meio homem e meio troll.

80 Diário Islândia - Arnarstapi

E perante isto, tenho de fazer um parêntesis para vos explicar algumas particularidades da Islândia e dos islandeses. A crença em figuras míticas e seres sobrenaturais faz parte das raízes culturais do país, e há apenas vinte anos mais de metade da população ainda acreditava neles – ou pelo menos recusava-se a negar a sua existência. Apartados do resto do mundo durante séculos, os islandeses desenvolveram a tradição de contar histórias, oralmente ou por escrito (o que continua a reflectir-se hoje em dia no seu grande amor pelos livros), e as suas lendas estão frequentemente povoadas por elfos, trolls e monstros vários. Além disso, uma parte muito importante da literatura clássica islandesa é composta pelas sagas, que são narrativas em prosa baseadas essencialmente em factos históricos ocorridos nos séculos IX a XI, os primeiros séculos do povoamento da ilha. Estas sagas contam a história de várias famílias e dos seus conflitos, sucessos e tragédias nos primórdios da colonização da Islândia.

 

Voltando a Bárður Snæfellsás, a saga que lhe é dedicada narra que o seu pai, o Rei Dumbur, era meio titã. Apesar de supostamente os titãs serem “pessoas” fortes e gentis, parece que Dumbur tinha um feitiozinho especial e era bastante determinado, vulgo teimoso, pelo que quando decidiu que queria casar achou por bem raptar uma mulher, de seu nome Mjöll, que era muito bonita e tinha a particularidade de ser humana. Deste casal improvável nasceu Bárður, que chegou à Islândia no século IX e se instalou em Snæfellsnes. Este é apenas o princípio de uma longuíssima saga, cujos acontecimentos estão ligados a muitos dos lugares icónicos da península, e a razão pela qual se considera que Bárður Snæfellsás é o seu protector.

79 Diário Islândia - Arnarstapi

Continuando pelo trilho chegámos ao primeiro miradouro, de onde se tem uma vista privilegiada sobre as formas rebuscadas das falésias rochosas que se projectam na vertical desde o mar. As marés tingem a base das rochas com riscas coloridas, num dégradé que vai do cinza quase negro até ao tom mais claro do basalto, passando pelo castanho, o verde e o ocre. Este é o local preferido por milhares de gaivotas-tridáctilas para nidificarem, e os seus guinchos contínuos foram a música de fundo que nos acompanhou enquanto passeámos no caminho que percorre os penhascos.

81 Diário Islândia - Arnarstapi

82 Diário Islândia - Arnarstapi

83 Diário Islândia - Arnarstapi

84 Diário Islândia - Arnarstapi

O rochedo mais famoso de Arnarstapi é o Gatklettur. O vento e o mar desgastaram o basalto para formar um arco, que me fez lembrar dois seres estranhos a beijarem-se. Formações rochosas invulgares sucederam-se umas atrás das outras enquanto avançámos ao longo da falésia, como se a natureza tivesse decidido usar aquela ponta do mundo para fazer experiências. Ou, quem sabe, talvez aquele tenha sido em tempos o local de brincadeiras de pequenos deuses nórdicos. Na Islândia tudo é possível…

85 Diário Islândia - Arnarstapi

86 Diário Islândia - Arnarstapi

87 Diário Islândia - Arnarstapi

88 Diário Islândia - Arnarstapi

O percurso circular levou-nos até ao porto, onde só estavam atracadas duas pequenas embarcações, e depois de regresso ao centro da aldeia para finalmente descansarmos durante um bocado numa esplanada.

89 Diário Islândia - Arnarstapi

 

Voltámos à estrada, mas por poucos quilómetros. Outra das grandes atracções geológicas da região são os rochedos de basalto de Lóndrangar, dois penhascos negros com algumas dezenas de metros de altura que se destacam contra as águas do Atlântico Norte. As suas formas esquisitas e imponência valeram-lhes a alcunha de “castelo rochoso”, mas a mim pareceram-me os restos de um enorme navio naufragado. São tudo o que resta de uma cratera vulcânica depois de milhões de anos de acção das ondas oceânicas, testemunhas da impiedosa ferocidade da natureza.

90 Diário Islândia - Lóndrangar

É precisamente de Lóndrangar que temos a vista mais desimpedida para o vulcão Snæfellsjökull, o seu glaciar a confundir-se com as nuvens no alto dos seus quase 1500 metros.

91 Diário Islândia - Snæfellsjökull

92 Diário Islândia - Snæfellsjökull

 

A paragem seguinte foi em Ólafsvík, uma das maiores localidades da península. Apesar da sua situação privilegiada, entre o mar e um conjunto de colinas rochosas, a vila não tem nada de muito especial. No meio de edifícios com um certo ar de pavilhões pré-fabricados, destaca-se uma igreja geométrica, e um pequeno porto delimitado por pontões feitos de pedras empilhadas denuncia a vocação piscatória da localidade. Na verdade, a paragem que aqui fizemos foi essencialmente técnica, para meter gasolina e ir ao supermercado.

93 Diário Islândia - Ólafsvík

94 Diário Islândia - Ólafsvík

Na encosta há uma cascata bonita, a Bæjarfoss, um véu de água que desce em degraus, colado às rochas cobertas por uma fina camada de musgo verde. Não sendo impressionante, vale a pena a paragem. Apesar de na Islândia as cascatas serem tantas que chegámos ao fim da viagem com uma overdose, cada uma tem as suas características especiais, seja pela altura, pela envolvente, pelo caudal, ou por qualquer outro pormenor.

95 Diário Islândia - Ólafsvík - Bæjarfoss

96 Diário Islândia - Ólafsvík - Bæjarfoss

 

Cerca de vinte quilómetros depois, mesmo antes de chegar a Grundarfjörður, encontramos aquela que é provavelmente a montanha mais fotografada da Islândia: Kirkjufell. Esta elevação cónica que faz lembrar uma igreja de turfa (Kirkjufell significa precisamente “montanha da igreja”) ergue-se isolada e quase completamente rodeada de água, e achei-a encantadora. Ficou famosa sobretudo depois de ter aparecido na “Guerra dos Tronos”, coberta de neve, mas é igualmente fascinante com a “roupa” de Verão e iluminada pelo sol.

97 Diário Islândia - Kirkjufell

Do outro lado da estrada, a Kirkjufellsfoss é o seu par perfeito. Não é uma cascata muito alta, mas tem um caudal possante e vários desníveis, por onde a água vai caindo em pequenas cascatas que se juntam finalmente num ribeiro único que segue para o mar. O conjunto das quedas de água com a montanha em fundo e toda a paisagem envolvente formam uma das paisagens mais belas e originais de toda a Islândia.

98 Diário Islândia - Kirkjufell e Kirkjufellsfoss

99 Diário Islândia - Kirkjufellsfoss

 

Como no dia a seguir íamos para os Westfjords, tínhamos escolhido um alojamento já fora da península, na zona de Hlíð í Hörðudal, aonde chegámos uma hora e cem quilómetros depois. O Dalahyttur Lodge fica numa zona pouco habitada, onde só existem algumas quintas espalhadas num vale entre serranias. Os últimos quilómetros antes de chegarmos foram em estrada de terra batida, a nossa primeira experiência numa estrada deste género na Islândia.

 

A propriedade tem uma estrutura em forma de meio cilindro na horizontal, que abriga o restaurante e (segundo me pareceu) a casa dos donos, e três pequenas casas de madeira, cada uma com um terraço virado para o vale. Foi numa delas que ficámos, e foi sem dúvida um dos melhores alojamentos de toda a viagem.

100 Diário Islândia - Dalahyttur Lodge

101 Diário Islândia - Dalahyttur Lodge

Tal como o exterior, o interior da casa em que ficámos é todo em madeira clara. Tem uma única divisão, equipada com uma kitchenette minúscula mas com tudo o que é necessário, e uma excelente casa-de-banho. As três janelas estão convenientemente dotadas de estores blackout, que são indispensáveis para se conseguir dormir em condições nas noites claras de Verão.

 

Ao todo, neste primeiro dia da viagem de carro percorremos 370 quilómetros, em estradas boas e pouco sinuosas e fazendo bastantes paragens, pelo que apesar de termos andado bastante a pé foi um dia relativamente tranquilo e não muito cansativo.

106 Diário Islândia - Snæfellsnes

107 Diário Islândia - Snæfellsnes

108 Diário Islândia - Snæfellsnes

Apesar de as minhas expectativas em relação à Islândia serem altas, o que vimos neste primeiro dia fora da capital não me desapontou em nada. A península de Snæfellsnes faz jus à sua fama. A paisagem muda a cada cinco minutos, desdobrando-se em cores e formas e misturando água, pedra, areia e terra de tantas maneiras diferentes que nunca cansa. De vez em quando vemos uma quinta rodeada de fardos de palha embrulhados em plástico colorido, espalhados ao acaso pelas planícies, e ainda mais de vez em quando surge uma igreja, acompanhada por meia dúzia de casas. Há cavalos que pastam tranquilos em manada, e ovelhas – muitas ovelhas! – que se passeiam em trios ou dormem nas encostas rasgadas pela estrada. A atmosfera muda em cada curva do percurso. Tão depressa o céu aparece brilhante de sol como carregado de nuvens, às vezes apenas uns farrapos brancos, outras vezes formas nebulosas estranhas que eu nunca vi em mais lado nenhum. Esta é definitivamente uma terra de encantos.

 

← Dia 1 da viagem: A viagem e a capital

Dia 3 da viagem: Primeiro dia nos Westfjords →

 

O roteiro e várias informações práticas sobre a Islândia estão aqui: Coleccionar paisagens surreais na Islândia

 

Já seguem o Viajar Porque Sim no Instagram? É só clicar aqui

 

Guardar no Pinterest

Diário de uma viagem à Islândia - Na península de Snæfellsnes

4 comentários

Comentar post