Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Viajar porque sim

Paixão por viagens, escrita e fotografia

Qui | 25.10.18

Croácia - diário de viagem XVII - O roteiro completo

 

A Croácia, e muito particularmente a parte da Dalmácia que se encontra neste país, é um destino cada vez mais apetecível e apetecido pelos portugueses (e não só…). Sem desmerecer a comodidade das viagens organizadas pelas agências, conhecer este país de forma independente dá-nos uma liberdade muito maior e a possibilidade não só de viajar ao nosso ritmo, como de descobrir lugares maravilhosos que não são habitualmente incluídos nos roteiros mais “comerciais”.

 

Croácia diário de viagem XVII.jpg

 

A oferta turística na Croácia é imensa, a todos os níveis, e é possível compor programas de férias para todos os gostos. Como (infelizmente!) a maioria de nós tem períodos de férias limitados, o roteiro que fiz para a viagem de que já vos falei em vários posts anteriores tentou juntar o útil ao agradável: conhecer aqueles locais que estavam no topo da minha lista de lugares a ver na Croácia, viajar com tranquilidade, poder descansar alguns dias e fazer praia, e ter flexibilidade para alterar o itinerário pré-preparado consoante achasse melhor.

 

Foi por isso que optei por guardar duas semanas para esta viagem, deslocar-me em carro alugado, e ir reservando os alojamentos apenas com um ou dois dias de antecedência.

 

Dizer que a Croácia superou o que eu esperava é dizer pouco. O único defeito que posso apontar é o facto de ter demasiado turismo nos meses de Verão, embora o mês em que fiz esta viagem – Setembro – tenha sido escolhido de propósito para ainda apanhar bom tempo, evitando no entanto a maré humana desesperante da chamada época alta.

 

Vejam abaixo um resumo da viagem, com ligação para os posts publicados sobre cada dia.

 

Dia 1 – Lisboa-Zagreb 

P1370905 cópia assin.jpg

P1370912 cópia assin.jpg

Como o voo foi à tarde e depois ainda nos perdemos no caminho do aeroporto para o alojamento, chegámos ao nosso destino final em Zagreb já de noite; apenas houve tempo para jantar e dormir.

 

Dia 2 – Zagreb-Plitvice

P1380021 cópia assin.jpg

P1380009 cópia assin.jpg

De manhã passeámos (e perdemo-nos, mais uma vez) por Zagreb, para irmos visitar o Cemitério de Mirogoj. Pode parecer estranho ir de propósito ver um cemitério, mas acreditem que este vale a pena. A tarde foi bem menos interessante, passada em viagem até Plitvice, onde chegámos já ao final do dia.

 

Dia 3 – Parque dos Lagos de Plitvice

P1380281 assin.jpg

P1380160 assin.jpg

Um dia inteiro passado neste pequeno paraíso, que consegue a proeza de ser ainda mais bonito do que o que é retratado nas fotografias. Em qualquer viagem à Croácia, é definitivamente obrigatório visitar este parque.

 

Dia 4 – Plitvice-Split-Trogir (Seget Donji)

Plitvice-Split-Trogir.jpg

Croácia-Split-Torre e Peristilo.jpg

O nosso primeiro dia na Dalmácia. Chegámos a Split (a segunda maior cidade da Croácia) a tempo de almoçar e passámos a tarde a conhecer o centro histórico, aninhado no famoso Palácio de Diocleciano. Ao cair da noite seguimos até Trogir, uma pequena cidade a cerca de 30 km de Split, onde tínhamos reservado alojamento na zona balnear de Seget Donji.

 

Dia 5 – Trogir

Trogir - St. Nicholas' convent - viajarporquesim.b

Trogir - St. Marcus Tower - viajarporquesim.blogs.

Trogir é uma cidade simpática, com um ambiente muito próprio. Tem uma marina e um lindíssimo centro histórico, situado numa ilha separada do continente por um canal estreito, e é bem mais tranquila do que a sua vizinha Split.

 

Dia 6 – Trogir (Seget Donji)

Seget Donji -Trogir

Seget Donji - Trogir.jpg

Por vezes a sorte atravessa no nosso caminho locais que nos apaixonam à primeira vista, e Seget Donji foi para nós um desses lugares. Gostámos tanto desta zona de praia que acabámos por decidir ficar por aqui mais tempo do que o planeado.

 

Dia 7 – Seget Donji-Šibenik- Seget Donji

Trogir-Sibenik.jpg

P1380822 assin.jpg

Entre banhos de sol, de mar e de piscina reservámos uma tarde para visitar Šibenik, que é mais uma cidade cheia de história.

 

Dia 8 – Seget Donji-Split-Brač (praia de Zlatni Rat)-Split- Seget Donji

Trogir-Zlatni Rat.jpg

Zlatni Rat, Brač, Croatia (1).jpg

Outro dos pontos altos da viagem foi a visita à ilha de Brač – ou, mais propriamente, à praia de Zlatni Rat, considerada uma das mais bonitas da Europa. A viagem de barco a partir de Split dura menos de uma hora e depois é preciso fazer o percurso entre Supetar e Zlatni Rat, mas a praia vale realmente a visita.

 

Dia 9 – Seget Donji

Terrasa (1).jpg

Vila Marer, Seget Donji, Croatia (7).jpg

Mais um dia aproveitado para descansar e fazer praia, tendo sempre uma paisagem maravilhosa por companhia.

 

Dia 10 – Trogir-Dubrovnik

Trogir-Dubrovnik.jpgDubrovnik - Stradun

Fizemos o percurso para Dubrovnik em grande parte acompanhando o belíssimo cenário da costa de Makarska. O almoço incluiu vista sobre o Adriático, antes de fazermos uma breve passagem por território bósnio, a 60 km do nosso destino do dia. Depois de descobrirmos o alojamento e nos instalarmos, saímos imediatamente para conhecer Dubrovnik à noite – e podem acreditar que mesmo sob as luzes artificiais, a cidade não desilude.

 

Dia 11 – Dubrovnik (ilha de Lokrum)

Lokrum

Lokrum

O centro histórico de Dubrovnik não é muito grande, mas uma vez lá dentro perdemos a noção do tempo. É também obrigatório visitar a ilha de Lokrum, maravilhosamente verde e fresca.

 

Dia 12 – Dubrovnik-Montenegro-Dubrovnik

Dubrovnik-Montenegro.jpg

P1390841.JPG

Dubrovnik está situada no extremo sul da Croácia e a baía de Kotor, já em território montenegrino, fica mesmo ali ao lado, por isso não podíamos deixar passar a oportunidade de conhecer mais esta pequena maravilha da natureza. Continuámos até à cosmopolita zona balnear de Sveti Stefan, e no regresso ainda houve tempo para conhecer Budva.

 

Dia 13 – Dubrovnik

Dubrovnik vista de cima (6).JPG

Dubrovnik - vista sobre a marina (2).JPG

Mais um dia dedicado a conhecer Dubrovnik, com uma subida no teleférico até ao miradouro do Forte Imperial para ter uma visão de águia sobre a cidade.

 

Dia 14 – Dubrovnik-Zadar 

Dubrovnik-Zadar.jpg

Zadar - Órgão do Mar (4).JPG

Com a viagem quase no fim, faltava-nos ainda uma cidade também imperdível: Zadar, onde séculos de história coabitam com atracções modernistas, criando uma atmosfera única e diferente da que se vive noutras cidades croatas.

 

Dia 15 – Zadar-Zagreb-Lisboa 

Zadar-Zagreb.jpg

P1400604.JPG

 

No dia do regresso a casa, ainda tivemos tempo para aproveitar grande parte da manhã em passeio por Zadar. A viagem para Zagreb foi toda feita em auto-estrada e não teve grande história, e ao final da tarde apanhámos o voo de volta a Lisboa. 

 

Encontram mais informações úteis sobre a Croácia e esta viagem de carro neste post: Diário de viagem - I - Os preparativos e outros pormenores 

 

Já seguem o Viajar Porque Sim no Instagram? É só clicar aqui

 

Outros posts com roteiros na Europa:

Na Galiza, entre mosteiros e fervenzas

Primavera nas Astúrias - parte I

Primavera nas Astúrias - parte II

Os pueblos blancos da Andaluzia

Um cheirinho a sul de França - O roteiro completo

Coleccionar paisagens surreais na Islândia

Dois dias em Bucareste - dia 1

Dois dias em Bucareste - dia 2

Um roteiro na Roménia

5 viagens de carro na Europa para 2021

 

 Partilhar no Pinterest

Croácia diário de viagem - roteiro completo.jpg

6 comentários

Comentar post