Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Viajar porque sim

Paixão por viagens, escrita e fotografia

Qua | 25.11.15

Bilhete-postal de Santorini - IV

 

A praia vermelha

 

Santorini não tem praias espectaculares e quanto a mim não é, definitivamente, um destino para quem apenas quer estender-se na areia a apanhar sol. Mas tem no entanto a particularidade de ter praias bastante diferentes umas das outras, na sua maioria porém de pedrinha ou areia escura.

Há contudo uma praia que é ponto obrigatório de visita na ilha: a praia vermelha, Kokkini Paralia de seu nome original.

Santorini-Akrotiri-Praia Vermelha (1431) cópia as

 

Situada junto à localidade de Akrotiri, na costa sul, cerca de 12 km a sudoeste de Fira, é sem dúvida a mais famosa e impressionante praia de Santorini. Nitidamente vulcânica, deve o seu nome às paredes rochosas que a rodeiam e que possuem uma impressionante cor escura avermelhada, nada habitual em ambientes de praia. A areia não é branca e fina mas sim formada por minúsculas pedrinhas de variadas cores, e a tonalidade escura dominante contribui para acentuar o ambiente exótico e invulgar da praia. Em contraste, o verde-esmeralda da água parece acentuar-se, e no seu todo o conjunto apresenta-se como um magnífico postal ilustrado.

Santorini-Akrotiri-Praia Vermelha (1437) cópia as

 

Não é difícil chegar à praia vermelha, mas não é possível ir de carro mesmo até “à porta”. O mais fácil é ir de autocarro ou carro até ao parque de estacionamento junto à capela de Agios Nikolaos em Akrotiri e depois tomar o caminho pedregoso que termina numa descida algo sinuosa e só acessível a quem tem boa mobilidade. E é precisamente cá de cima, antes de descer, que se tem a vista mais bonita sobre a praia.

Em alternativa, é possível apanhar um dos pequenos barcos que saem regularmente do porto de Akrotiri e nos deixam mesmo na praia – mas aqui há que prever que a descida do barco será feita directamente para a água, com a consequente molha, pois não existe nenhum cais. Os mesmos barquitos podem levar-nos até à praia branca, uma língua de areia escura rodeada de grandes rochedos brancos localizada logo a seguir à praia vermelha. Aconselhável para quem gosta de passeios de barco.

Santorini-Akrotiri-Praia Vermelha (1439) cópia as

 

No pico do Verão a praia vermelha oferece as infraestruturas básicas habituais, como chapéus-de-sol e espreguiçadeiras, e um pequeno barzinho para comer e beber. Mas, não sendo uma praia muito grande, fica sobrelotada com facilidade, por isso o melhor é ir cedo para garantir espaço para a toalha. Fora da época alta dispomos de menos comodidades, mas em contrapartida há espaço de sobra para estar à vontade e aproveitar o sol e a temperatura agradável da água do mar. Um conselho: levem chapéu, um bom protector solar e muita água, porque esta praia é bastante quente mesmo nos meses mais amenos.

Santorini-Akrotiri-Praia Vermelha (1441) cópia as

 

O passeio à praia vermelha pode ainda ser aproveitado para visitar a escavação arqueológica de Akrotiri onde estão a ser trazidas à luz do dia as ruínas da antiga cidade, destruída em 1627 a.C. pela erupção vulcânica que devastou a ilha e lhe deu a forma actual. Os frescos que foram recuperados da escavação, no entanto, estão expostos no Museu de Arqueologia de Atenas.

 

Santorini-Akrotiri -Agios Nikolaos (1413) cópia a

 

Mais artigos sobre a Grécia:

Ilhas gregas para todos os gostos

Ilhas gregas - notas de viagem

Comer na Grécia

Milos, a ilha diferente

A outra face de Ios - parte 1

A outra face de Ios - parte 2

A outra face de Ios - parte 3

Bilhete-postal de Santorini I

Bilhete-postal de Santorini II

Bilhete-postal de Santorini III

 

Bilhete-postal de Santorini - a praia vermelha

Bilhete-postal de Santorini - a praia vermelha

 

 

4 comentários

Comentar post