Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Viajar porque sim

Paixão por viagens, escrita e fotografia

Seg | 12.12.16

As ruínas da Mina de São Domingos

 

Gosto de ruínas*. Há nelas qualquer coisa que ao mesmo tempo me comove e me fascina. No fundo, elas são o espelho de nós próprios, os humanos: da nossa sociedade, do nosso declínio físico, da nossa memória. Nas ruínas, há beleza e decadência, atracção e angústia. As ruínas emocionam-me.

English version

As ruínas da Mina de S.Domingos.jpg

As ruínas da Mina de São Domingos são um dos meus locais favoritos em Portugal. É um sítio tão bonito, tão fora deste mundo que fico espantada quando alguém me diz que não conhece (ou até que nem sabe da sua existência). É verdade que eu mesma só ouvi falar delas e as visitei quando já era adulta. Mas isso foi na era pré-internet e pré-mil-e-um-canais-de-televisão-e-mil-e-uma-revistas-portuguesas-de-tudo-e-mais-alguma-coisa. Hoje, no séc. XXI, na era da informação, é difícil perceber como tanto do nosso riquíssimo património cultural e paisagístico continua semi-desconhecido.

Mina S.Domingos (2).jpg

Mina de São Domingos é uma localidade situada 17 km a leste de Mértola, numa das mais bonitas zonas do nosso Baixo Alentejo. A aldeia merece só por si uma visita, sobretudo pela lindíssima praia fluvial – mas disso falarei um dia destes. Embora na aldeia existam algumas ruínas de estruturas, nomeadamente das oficinas ferroviárias, e uma enorme cratera cheia de água (a corta) carregada de minérios, exposta entre camadas de rocha colorida, além de um Centro de Documentação e da exposição permanente na Casa do Mineiro, o local mais interessante encontra-se cerca de 3 km a sul, na Achada do Gamo. Existe uma estrada de terra batida que nos leva até lá, mas a sinalização não é famosa e não é fácil dar com o acesso logo à primeira, por isso na dúvida o mais seguro é perguntar o caminho a alguém que por ali ande.

Mina S.Domingos (3).jpg

A exploração mineira do depósito pirítico de São Domingos remonta ao primeiro milénio a.C e desde essa altura ocorreu em vários períodos ao longo do tempo. A última fase teve início em 1854 e durou até 1966, período durante o qual a empresa britânica Mason & Barry extraiu do local mais de 20 milhões de toneladas de minério. Ali foram instaladas uma das primeiras linhas férreas do país (ligando a mina ao Pomarão, onde se fazia o escoamento do minério por via fluvial pelo Guadiana) e a primeira central eléctrica do Alentejo. Após a falência da Mason & Barry em 1968, o património edificado que restou foi abandonado e vandalizado, e tem vindo progressivamente a dissipar-se. Classificado em 2013 como Conjunto de Interesse Público, espera-se que seja mais cedo ou mais tarde posto em marcha um plano de recuperação ambiental e eventual reconversão do local, mas ainda está tudo numa fase bastante incipiente. Até lá, enquanto as ruínas não desaparecerem completamente ou não forem transformadas (ou o local vendido para qualquer outra coisa, quem sabe…), vamos tendo a sorte de poder usufruir deste lugar com um ambiente tão especial.

Mina S.Domingos (5).jpg

Mina S.Domingos (4).jpg

O percurso até à Achada do Gamo, quase todo em solo árido e passando junto a alguns pontos de água e zonas rochosas, tudo “pintado” com as tonalidades mais invulgares, é já uma amostra do que nos espera mais à frente. A meio do caminho, do outro lado de um curso de água, vê-se o que resta do centro de britagem e queima da Moitinha. Até que surgem ao longe, do lado esquerdo, os vultos irregulares de duas torres com aspecto alienígena, e sabemos que estamos a chegar. 

Mina S.Domingos (8).jpg

Mina S.Domingos (7).jpg

Mina S.Domingos (6).jpgMina S.Domingos (9).jpg

É difícil descrever toda a impressão que causa aquele lugar. A aridez, as cores, o vento – e o silêncio. Sobretudo o silêncio. Apenas se ouve o som da terra pisada pelos nossos passos, e esporadicamente o piar de uma ave muito ao longe. Ali é terra-de-ninguém, contaminada, onde rara vegetação cresce e que os animais evitam. Edifícios meio desfeitos, extirpados, estruturas expostas, os tons da pedra manchados pela ferrugem, o cinzento do solo declinado desde o quase branco até ao negro-carvão. Das várias vezes em que já lá estive, nunca vi vivalma.

Mina S.Domingos (10).jpg

Mina S.Domingos (11).jpg

Mina S.Domingos (12).jpg

Mina S.Domingos (13).jpg

Mina S.Domingos (14).jpg

Mina S.Domingos (15).jpg

Mina S.Domingos (16).jpg

Mina S.Domingos (17).jpg

Mina S.Domingos (18).jpg

As fotos não conseguem fazer jus ao lugar. É preciso ir lá, estar lá. Sentir a atmosfera. perdermo-nos entre as ruínas. Chamar pelo outro, e nada ouvir em resposta a não ser o som do vento – e mesmo esse soa abafado. Estamos debaixo de uma cúpula, ou noutro planeta. Estamos noutro mundo.Mina S.Domingos (19).jpg

Mina S.Domingos (20).jpg

Mina S.Domingos (21).jpg

Mina S.Domingos (22).jpg

Mina S.Domingos (23).jpg

Mina S.Domingos (24).jpg

*Se também são, como eu, apaixonados por ruínas, vejam este blogue maravilhoso.

 

Fonte: http://www.fundacaoserraomartins.pt/index.php?id=history

 

Já seguem o Viajar Porque Sim no Instagram? É só clicar aqui

 

Outros posts sobre o Alentejo:

Um roteiro no Alto Alentejo

À volta do Tejo

Regressar à pré-história no Alentejo

A verdadeira ponte internacional mais pequena do mundo

A anta-capela de São Brissos

Alentejo raiano

 

Guardar no Pinterest

As ruínas da Mina de São Domingos

 

12 comentários

Comentar post