As praias da Costa Smeralda - parte I
A Sardenha é uma ilha belíssima no Mediterrâneo, com um clima ameno e água tépida e transparente, perfeita para umas férias na praia. No extremo nordeste da ilha a costa é muito recortada, formando um sem número de enseadas onde as rochas alternam com praias de areia clara e fininha. O príncipe Karim Aga Khan descobriu esta região nos anos 50 do século passado e apaixonou-se, tendo concebido um ambicioso projecto arquitectónico que se transformou, nos anos 70, num resort de férias privilegiado para os ricos e famosos. Deram-lhe o nome da cor da água que a banha: Costa Smeralda.
A Costa Smeralda estende-se ao longo de 55 km e tem mais de 80 baías e enseadas para descobrir e aproveitar. Durante muitos anos quase exclusivamente frequentada pelo jet set internacional, tem vindo no entanto a tornar-se progressivamente mais acessível como destino de férias, com algumas companhias de aviação low cost a voarem para o aeroporto de Olbia, a cidade mais importante da região.
E depois há ainda a simpatia das pessoas, o profissionalismo de quem está mais do que habituado a receber visitantes dos quatro cantos do mundo, e a maravilhosa comida – ou não fosse esta uma região italiana.
Entre as muitas e variadas praias da Costa Smeralda, a dificuldade está em escolher quais visitar, pois não há férias suficientemente compridas para vê-las todas. E é por isso que vos deixo aqui uma lista com aquelas de que gostei mais (estão por ordem inversa de preferência, que é para manter o suspense).
#12 Spiaggia dei Sassi
Tal como o seu nome indica (sassi=seixos), é uma praia de pedrinha e areia branca. O melhor de tudo é a água, pouco profunda e quase morna. Além disso, é bastante acessível, pois fica localizada perto da glamourosa localidade de Porto Rotondo, na estrada que segue para Punta Volpe, e está circundada por um belíssimo penhasco.
#11 La Cinta
Junto à vila de San Teodoro, La Cinta é a maior praia da Costa Esmeralda, com cerca de 5 km de comprimento, e uma das mais famosas. Serve de separação entre o mar e a Lagoa de San Teodoro, que é habitada por flamingos rosa. Ideal para longos passeios a pé, e para aquelas alturas em que todas as outras praias estão cheias de gente.
#10 Cala D’Ambra
Apesar de ser pequena, Cala d’Ambra é uma praia simpática e abrigada, onde o mar é calmo e ligeiramente menos raso do que noutras praias da região, sendo por isso bom para nadar. O estacionamento é fácil e o acesso também, pois fica precisamente na localidade de San Teodoro e está bem assinalada.
#9 Porto Pollo
Percorrendo a estrada SS133 na direcção de Santa Teresa di Gallura, a poucos quilómetros de Palau encontramos a praia de Porto Pollo. Verdadeira Meca para os amantes do windsurf, aqui é possível praticar este desporto em absoluta segurança e com qualquer tipo de vento durante todo o ano, além de ter óptimas infraestruturas de apoio para o efeito: é possível alugar equipamento e ter aulas, há lojas e locais para comer. O ambiente é jovem e descontraído, e há muita animação.
Na Costa Smeralda, o difícil é escolher...
A lista continua no próximo post. →
(Artigo publicado na Revista Inominável #4)
Já seguem o Viajar Porque Sim no Instagram? É só clicar aqui ←
Outros posts sobre Itália:
Puglia, Matera e Costa Amalfitana: duas semanas pelo sul de Itália
Matera, singular e mágica - parte 1
Matera, singular e mágica - parte 2
No sobe-e-desce das Cinque Terre
Bolonha: torres, arcadas e muito charme
Em Veneza, sem carteira - uma crónica de viagem
As praias da Costa Smeralda - parte II
As praias da Costa Smeralda - parte III