A capela de São Mamede
Janas é uma aldeia situada na zona de Sintra, entre Colares e Azenhas do Mar, uma terrinha sossegada como tantas outras e praticamente sem nada digno de nota, mas com uma excepção: a Capela de São Mamede.
Saindo de Janas para norte na direcção de Fontanelas, encontramos a poucas centenas de metros, do lado esquerdo, um terreno descampado onde se ergue uma construção branca e baixa, de formato circular, que à primeira vista não dá a ideia de ser um edifício religioso. Mas é, como o provam as pequenas cruzes que se erguem no topo, visíveis se olharmos com mais atenção.
Dedicada a São Mamede, esta capela data presumivelmente do séc. XVI, embora até agora não tenha sido possível saber exactamente quando foi construída. Suspeita-se inclusivamente que a sua origem seja bem mais remota, reportando-se à época romana, e que no local tenha existido um templo consagrado ao culto da deusa Diana.
A razão para esta suspeita prende-se com a romaria que ali se realiza anualmente em meados de Agosto, e que se reveste de um carácter muito particular: os lavradores da região trazem até ali o seu gado (e por vezes animais domésticos), e com ele dão três voltas à capela no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. Mais tarde, como pagamento das suas promessas ou como pedido de protecção para os seus animais, colocam ex-votos e oferendas agrícolas no interior da capela. Embora estas festividades sejam em honra de São Mamede, protector do gado, as suas características assemelham-se em muito às dos antigos cultos dedicados a Diana, a deusa romana das florestas e protectora dos animais, cuja principal festa ocorria no dia 13 de Agosto.
Existem documentos dos sécs. XV e XVII que referem esta festa dedicada a São Mamede com pormenores semelhantes aos de hoje, o que prova que esta tradição já é bastante antiga.
A Capela de São Mamede em Janas é uma das poucas capelas de planta circular existentes no nosso país, e o seu desenho é atribuído por alguns entendidos na matéria a Francisco d’Olanda, embora tal facto não esteja de maneira nenhuma confirmado.
Tem ainda a particularidade de possuir um alpendre que acompanha metade da circunferência do edifício, com colunas de pedra e janelas que lhe dão um invulgar aspecto de casa de habitação.
É por este alpendre que se acede à porta de entrada na capela, cujo interior é bastante simples e despojado – como todo o edifício, aliás.
Apesar de estar junto à estrada, o local onde se ergue a Capela tem uma certa aura de serenidade, e sente-se no ar o cheiro intenso dos pinheiros que estão plantados em redor. Os bancos corridos de pedra no interior do alpendre convidam a sentar e relaxar, a descontrair da correria diária, a aproveitar o sossego. Fazem-nos falta lugares assim.
Já seguem o Viajar Porque Sim no Instagram? É só clicar aqui ←
Fontes:
http://amateriadotempo.blogspot.pt/2014/04/a-capela-circular-de-janas.html
http://riodasmacas.blogspot.pt/2008/10/capela-circular-de-s-mamede-de-janas-e.html
https://www.guiadacidade.pt/pt/poi-ermida-de-sao-mamede-de-janas-17663
https://sbhboutiquehotel.com/quartos/superior/q-104-s-mamede-de-janas/