Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Viajar. Porque sim.

Paixão por viagens, escrita e fotografia

Viajar. Porque sim.

Paixão por viagens, escrita e fotografia

Porto Cervo, o luxo discreto

 

Quando se fala da Costa Smeralda é obrigatório falar de Porto Cervo. É a localidade mais conhecida da região, ponto de paragem obrigatório para os muito endinheirados, que ali têm à disposição tudo o que podem desejar: discrição, sossego, duas marinas com as melhores infra-estruturas, incluindo um estaleiro naval, hotéis, spas, animação nocturna e lojas com as marcas mais exclusivas. Tudo embrulhado num ambiente muito próprio, cosmopolita e ao mesmo tempo aconchegante, apanágio do verdadeiro luxo, aquele que não se ostenta e se goza calmamente.

 

49 Porto Cervo.JPG48 Porto Cervo.JPG

 

57 Porto Cervo.JPG

 

A arquitectura de Porto Cervo reflecte a estrutura típica das casas da região da Gallura, numa concepção orgânica que inclui influências gregas, espanholas e mouriscas. Por detrás das fachadas enganadoramente simples, pintadas em tonalidades de ocre e tijolo, escondem-se luxuosas casas e hotéis, entre eles alguns dos mais caros do mundo, com suites a ultrapassarem em certos casos os 30.000 dólares por noite. E é também por estas bandas que se encontram os lotes de terreno mais caros da Europa, alguns deles com preços que atingem os 300.000 euros por metro quadrado.

51 Porto Cervo.JPG

 

52 Porto Cervo.JPG

 

Na zona comercial ao ar livre, resguardadas do calor por amplas arcadas, alinham-se estrategicamente lojas de praticamente todas as marcas de luxo, onde os preços estão ausentes das montras e por vezes dos próprios artigos – porque quem ali compra habitualmente não precisa de se preocupar com coisas tão triviais como saber se tem dinheiro suficiente para pagar isto ou aquilo.

53 Porto Cervo.JPG

 

54 Porto Cervo.JPG

 

55 Porto Cervo.JPG

 

56 Porto Cervo.JPG

 

58 Porto Cervo.JPG

 

A sofisticação discreta de Porto Cervo poderá até enganar os mais distraídos que não conheçam a fama do lugar. Mas um passeio à noite pela marina, por exemplo, será suficiente para os acordar: numa das zonas de amarração contei nada mais, nada menos do que 24 iates com dois decks ou mais de altura – os de dimensões inferiores a esses são tantos que é impossível conseguir contá-los.

50 Porto Cervo.JPG

 

59 Porto Cervo.JPG

 

O luxo não ostentoso e a tranquilidade do ambiente fazem de Porto Cervo um lugar cheio de charme e de visita obrigatória para quem passa férias na Costa Smeralda.

 

 

←As praias da Costa Smeralda - parte III