Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Viajar. Porque sim.

Paixão por viagens, escrita e fotografia

Viajar. Porque sim.

Paixão por viagens, escrita e fotografia

Ponte Romana de Vila Formosa

Construída no séc. I ou II d.C., a Ponte Romana de Vila Formosa ergue-se serena sobre a ribeira de Seda, escondida da vista de quem passa na N369 ali para os lados de Alter do Chão.

Ponte Romana de Vila Formosa 3.JPG

 

Classificada como Monumento Nacional desde 1910, foi continuamente utilizada até há poucos anos para a passagem de veículos na ligação de Alter do Chão a Chança e Ponte de Sôr. Agora que a construção de um viaduto algumas centenas de metros ao lado permite que ela descanse das atribulações rodoviárias de quem usa a Nacional, o espaço que a rodeia foi adaptado como parque de merendas e o lugar está finalmente em sossego – que nem o barulho da água quebra, pois ali a ribeira é tão mansa que mais parece estar parada. Apenas se ouvem os ruídos da passarada que escolheu aquele local para seu habitat.

Ponte Romana de Vila Formosa 7.jpg

Ponte Romana de Vila Formosa 6.JPG

É o monumento da arquitectura civil alto-imperial mais importante do nosso país e fazia parte da estrada que ligava Olisipo (Lisboa) a Augusta Emerita (Mérida), na época a capital da província romana da Lusitânia.

Ponte Romana de Vila Formosa 4.JPG

 

Tem seis arcos idênticos que suportam um tabuleiro com cerca de 7 metros de largura e 117 metros de comprimento, plano e com grandes lajes no pavimento. A altura máxima é de 8,40 metros.

Ponte Romana de Vila Formosa 2.JPGPonte Romana de Vila Formosa 1.JPG

 Coordenadas: 39°12'57.6" N 7°47'06.3" OPonte Romana de Vila Formosa 5.JPG