Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Viajar. Porque sim.

Paixão por viagens, escrita e fotografia

Viajar. Porque sim.

Paixão por viagens, escrita e fotografia

Lugares em preto e branco - 4

 

Capadócia, Turquia

 

O VALE BRANCO

 

A região geográfica que mais frequentemente se considera como sendo a Capadócia fica na zona central do planalto da Anatólia. É delimitada pelas cidades de Nevşehir, Avanos e Mustafapaşa, formando um triângulo imaginário em que cada lado tem cerca de 20 km. Riquíssima tanto em termos paisagísticos como histórico-culturais, entre muitos outros locais de interesse esta área abriga inclusive um local classificado como Património Mundial pela UNESCO, o Parque Nacional de Göreme.

 

Violentas erupções dos vulcões Argeu e Hasan há três milhões de anos cobriram a região circundante de tufo macio, lava e cinza vulcânica, dando origem a uma das mais originais paisagens do planeta. Ao longo dos tempos, a erosão pelo vento e pela água criou espantosas formações rochosas: pirâmides de pedra, rochas com formas que lembram animais, cones que terminam em chapéus de vários formatos e ravinas com paredes retorcidas conjugam-se numa paisagem surreal, mais bela ainda devido às várias tonalidades diferentes de que se reveste. A Capadócia é uma maravilha da natureza.

Vale branco 1.jpg

 

Vale branco 4.jpg

 

Nas zonas sem basalto o tufo macio desagregou-se completamente e formaram-se vales rodeados por escarpas rugosas e encostas pregueadas. Cada um destes vales tem particularidades específicas, seja pela cor, pelo tipo de formação geológica, ou pelos antecedentes históricos. O vale branco (Akvadi, na língua original) é um deles, e deve o seu nome à cor predominante da área em que se desenvolve. A rocha que reveste as encostas é de um branco ofuscante, tal como a poeira que cobre os caminhos. Localizado a norte de Üçhisar, tem poucos quilómetros de comprimento e percorre-se facilmente a pé – que é, aliás, a melhor forma de apreciar a sua beleza e a originalidade das suas formações rochosas.

Vale branco 2.jpg

 

Vale branco 3.jpg

 

 

   (publicado na rubrica Viagens da revista Inominável nº 10)