Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Viajar. Porque sim.

Paixão por viagens, escrita e fotografia

Viajar. Porque sim.

Paixão por viagens, escrita e fotografia

Lugares em preto e branco - 3

 

Parque Nacional de Tortuguero, Costa Rica

 

A PRAIA DE TORTUGUERO

 

Localizada na costa oeste da Costa Rica e integrada no parque natural que tem o mesmo nome, a aldeia de Tortuguero é um povoado simples e completamente integrado na natureza, e à sua volta é possível observar vida selvagem em estado quase puro. Espartilhada numa estreita faixa de terra entre o canal de Tortuguero e a praia, à aldeia chega-se de barco, que são os únicos veículos motorizados por aquelas bandas (além dos pequenos aviões que aterram mais a norte, cheios de turistas que vão ocupar os resorts de luxo dos arredores).

Tortuguero 6.jpg

 

A praia é enorme, com quase 30 Km de areal negro ininterrupto – a cor negra da areia deve-se às origens vulcânicas da região, que em tempos idos foi um arquipélago, até que os sedimentos aluviais das montanhas do interior começaram a acumular-se nos espaços vazios e formaram uma rede de ilhas pantanosas.

Tortuguero 1.jpg

 

Tortuguero 2.jpg

 

A areia que se acumulou sobre o solo criado por estes depósitos é hoje a praia de Tortuguero, um local ideal para longos passeios com o barulho da rebentação em fundo e alguns abutres por companhia, voando lá no alto. Por ali andam também maçaricos-galegos tentando encontrar alimento à beira de água, pesquisando a areia com os seus enormes bicos. Troncos de árvore descascados sobem e descem na areia acompanhando as ondas e o vento típico das zonas tropicais envolve-nos com o cheiro forte do mar.

Tortuguero 3.jpg

 

Tortuguero 4.jpg

 

Não é no entanto uma praia convidativa para algo que não seja passear. A ondulação é intimidante, a corrente fortíssima, e dizem os guias que por ali se passeiam tubarões. Aqui também a praia e parte do mar estão sob a protecção do Parque Nacional de Tortuguero, por este ser um local de desova de tartarugas marinhas. Na época alta da desova há excursões nocturnas pela praia precisamente para tentar ver as tartarugas. Algumas das espécies que aqui desovam estão em vias de extinção, e desde 1955 desenvolve-se aqui um bem-sucedido programa de identificação e protecção destes animais.

Tortuguero 5.jpg

 

 

  (publicado na rubrica Viagens da revista Inominável nº 10)