Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Viajar porque sim

Paixão por viagens, escrita e fotografia

Ter | 12.12.17

Lugares em preto e branco - 2

 

Milos, Grécia

 

SARAKÍNIKO

 

Milos é a ilha que se situa mais a sudoeste no arquipélago das Cíclades. Com uma área de apenas 158 km2, tem 125 km de costa e mais de 75 praias. O ponto mais alto é a montanha do Profeta Elias (751 m) e a sua população habitual é de cerca de 5000 pessoas.

 

É uma ilha vulcânica que emergiu do mar Egeu há mais de dois milhões de anos em consequência da redução da placa tectónica africana por pressão da placa eurasiática, e esta sua origem confere-lhe características naturais de grande beleza e originalidade. Com praias e formações rochosas multicoloridas, oferece uma diversidade de paisagens e locais de interesse que a tornam adequada como destino simultaneamente de praia e de viagem cultural.

 

A praia de Sarakíniko é o postal ilustrado mais bonito da ilha grega de Milos e justamente considerada uma das mais belas (e invulgares) praias do mundo. Rochas completamente brancas, fortemente erodidas pelos ventos e pela água, projectam-se horizontalmente sobre um mar turquesa cristalino. A ausência de vegetação contribui para dar ao local um aspecto lunar. Entre as rochas esconde-se uma pequeníssima praia de areia clara com uma enseada de águas pouco profundas, um local particularmente agradável e tranquilo para descansar, apanhar sol e tomar banho. Subindo ao topo das rochas é possível avistar, para a direita, os vestígios de um navio ali naufragado.

Sarakíniko 1.jpg

Sarakíniko 2.jpg

Sarakíniko 4.jpg

Sarakíniko 5.jpg

Outra faceta particularmente encantadora de Sarakíniko é revelada em noites de lua cheia, com o luar a reflectir-se vividamente no branco-de-neve das rochas, criando uma paisagem inesquecível.

Sarakíniko 3.jpg

 (publicado na rubrica Viagens da revista Inominável nº 10)

 

Já seguem o Viajar Porque Sim no Instagram? É só clicar aqui

 

Mais artigos sobre a Grécia:

Ilhas gregas para todos os gostos

Ilhas gregas - notas de viagem

Comer na Grécia

Milos, a ilha diferente

A outra face de Ios - parte 1

A outra face de Ios - parte 2

A outra face de Ios - parte 3

Bilhete-postal de Santorini I

Bilhete-postal de Santorini II

Bilhete-postal de Santorini III

Bilhete-postal de Santorini IV