Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Viajar porque sim

Paixão por viagens, escrita e fotografia

Qui | 25.05.17

A verdadeira ponte internacional mais pequena do mundo

 

Partilhada entre o nosso Alentejo e a Extremadura espanhola, a pequena ponte pedonal construída sobre a ribeira de Abrilongo é a ponte internacional mais pequena do mundo*.

P1600244.JPG

Une as localidades de Marco/El Marco, uma portuguesa e outra espanhola, mas que na realidade são uma única aldeia – com a particularidade acrescida de a língua principal de comunicação tanto do lado de cá como do lado de lá ser o português.

 

A fronteira entre Portugal e Espanha é a mais antiga da Europa – alguns limites mantêm-se inalterados desde antes da nossa fundação. Apesar da inimizade política que opôs portugueses e espanhóis mais ou menos ininterruptamente durante séculos, com resquícios até anos recentes (basta lembrar o conhecido provérbio “de Espanha, nem bom vento nem bom casamento”), a verdade é que em muitas zonas raianas este conflito latente foi sempre ignorado, com as populações locais a conviverem pacífica e colaborativamente.

P1600253.JPG

IMG_20170513_164826.jpg

P1600262.JPG

A aldeia do Marco é um desses lugares. O lado português pertence à freguesia de Esperança, concelho de Arronches (Portalegre) e o lado espanhol está situado no concelho de La Codosera (Badajoz). Com apenas a estreita ribeira de Abrilongo a dividir esta aldeia geminada, nesta área geográfica a ligação entre os dois países fez-se durante muitos anos unicamente por uma rudimentar ponte pedonal em chapa metálica com um corrimão, que por vezes era arrastada pela corrente da ribeira se ocorriam chuvas mais abundantes. Há menos de dez anos foi construída uma nova ponte com suporte metálico e tabuleiro e protecções laterais de madeira. Tem 6 metros de comprimento e 1,95 metros de largura e é de facto a ponte internacional mais pequena do mundo.

IMG_20170513_164931.jpg

P1600256.JPG

IMG_20170513_164851.jpg

De cada lado da ponte, os tradicionais marcos fronteiriços de pedra assinalam os limites territoriais de cada país - o português bem em destaque, o espanhol escondido no meio do mato que cresce em redor.

IMG_20170513_164940.jpg

P1600260.JPG

Esta foi uma região povoada de ambos os lados da fronteira por camponeses alentejanos, o que se nota visivelmente nas características tradicionais do núcleo habitacional, com nítida predominância da influência do Alentejo mesmo no lado espanhol. E, obviamente, os casamentos mistos são frequentes. A aldeia do Marco/El Marco é bem o exemplo de que há lugares onde a união europeia começou muito antes da assinatura dos Tratados que desintegraram grande parte das fronteiras na Europa.

 

Coordenadas: 39°10'51" N   7°10'10" O

 

Com um pé em Portugal e outro em Espanha

Com um pé em Portugal e outro em Espanha

 

* Nalguns sítios refere-se (incorrectamente) que a ponte internacional mais pequena do mundo é a que liga dois ilhéus do Rio Saint Lawrence, um localizado no estado de Nova Iorque, EUA, e o outro no estado de Ontário, Canadá (esta ponte tem 10 metros, mais 4 do que a da ribeira de Abrilongo).

 

Já seguem o Viajar Porque Sim no Instagram? É só clicar aqui

 

Outros posts sobre o Alentejo:

Um roteiro no Alto Alentejo

À volta do Tejo

Regressar à pré-história no Alentejo

A verdadeira ponte internacional mais pequena do mundo

As ruínas da Mina de São Domingos

A anta-capela de São Brissos

Alentejo raiano

 

2 comentários

Comentar post