Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Viajar. Porque sim.

Paixão por viagens, escrita e fotografia

Viajar. Porque sim.

Paixão por viagens, escrita e fotografia

A Casa da Trigueira

Viajar em Portugal é um prazer cada vez maior. Boas estradas, paisagens magníficas e variadas, um património artístico e cultural fabuloso, a nossa maravilhosa gastronomia, alojamento de excelente qualidade mesmo nas zonas mais recônditas do país, e pessoas calorosas e simpáticas, de sorriso nos lábios e sempre prontas para uma boa conversa. Foi tudo isto e mais ainda que encontrei na minha recente estadia na região do Douro e do Tua, e muito particularmente na Casa da Trigueira.

Casa da Trigueira 2.jpg

A Casa da Trigueira fica no coração de Santa Eugénia, onde termina a região duriense e começa a transmontana. Antiga casa de lavrador, sobre uma das portas permanece a inscrição de uma data (1792 ou 1742, é impossível precisar), que foi adoptada como ex-libris deste alojamento de agroturismo.

Casa da Trigueira 1.jpgCasa da Trigueira 5.jpg

Os proprietários, o Dr. António Martinho e a D. Maria de Jesus, receberam-nos da maneira mais amigável e calorosa possível, e durante a nossa estadia foram de uma atenção absolutamente inexcedível. Foi como se estivéssemos em nossa casa, mas sem termos de nos preocupar com nada. Desde o Favaios que nos ofereceram como aperitivo até ao maravilhoso pequeno-almoço – empanturrei-me com as deliciosas compotas e bolos, tudo caseiro, com o pão excelente, e com um monte de outras coisas boas – passando pela visita guiada à casa e pelas interessantes conversas que tivemos com eles e um casal seu amigo que também lá se encontrava, a forma como nos acolheram não podia ter sido melhor. Uma experiência enriquecedora que só pecou pela curta duração da estadia.

Casa da Trigueira 3.jpgCasa da Trigueira 4.jpg

A casa foi remodelada de forma inteligente para aproveitar todo o espaço sem esquecer o conforto. O equilíbrio entre a parte estrutural antiga que foi deixada à vista e as modificações feitas foi bem conseguido e o resultado é harmonioso e elegante. Tem sete quartos com casa-de-banho privativa, uma grande sala comum, um salão de jogos, um espaço para degustações e uma zona ao ar livre com forno e assador. Há ligação wifi à net e tv satélite. Em suma, tudo o que é necessário para nos proporcionar uma estadia memorável. Além disso, a Casa da Trigueira está galardoada com o certificado Chave Verde, que é atribuído a unidades hoteleiras que cumprem requisitos específicos de sustentabilidade ambiental.

 

Casa da Trigueira - sala comum.jpg

 

Casa da Trigueira - sala de jogos.jpg

Casa da Trigueira - lareira.jpg

 Casa da Trigueira - quarto.jpgCasa da Trigueira - casa de banho.jpg

Encontram todas as informações sobre a Casa da Trigueira, a sua história e as actividades e comodidades que nos oferece no website (http://casadatrigueira.pt/) e na página do Facebook (https://www.facebook.com/casadatrigueira/?fref=ts).

 

Casa da Trigueira - Sociedade Agroturística, Lda

Rua do Cabo, Nº 1

5070-411 Santa Eugénia,

Alijó, Portugal

e-mail: aamartinho@gmail.com

tel.: 917 247 055

Casa da Trigueira - escadas.jpg

 

Casa da Trigueira - quinteiro (entrada).jpg

 

Santa Eugénia, a localidade onde se situa a Casa da Trigueira, fica cerca de 15 km a nordeste de Alijó, no sopé do monte de Santa Bárbara e limite da região Demarcada do Douro. Apesar de ter apenas 9 km2 de área e pouco mais de 500 habitantes, o seu património cultural e arquitectónico é vasto, e há indícios de que é povoada desde a pré-história.

Santa Eugénia 1.jpg

 

Santa Eugénia 2.jpg

 

Santa Eugénia 3.jpg

 

Santa Eugénia 4.jpg

Terra sossegada e simpática, aqui o granito é rei, e as cores da pedra coabitam com o branco da alvenaria. A agricultura divide-se entre a vinha e o olival, e a Casa Agrícola tem um aspecto próspero. Existe um Grupo Desportivo e Cultural que, entre outras actividades, patrocina um Rancho Folclórico e um Festival anual de folclore, e uma Associação Cultural e Social com as vertentes de centro de dia e lar.

Santa Eugénia 5.jpg

 

Santa Eugénia 6.jpg

 

Santa Eugénia 7.jpg

E é também uma terra onde se come bem. Nós jantámos na “Taberna A Fonte”, que tem um ambiente rústico e informal agradável, confortável q.b., com um atendimento familiar, rápido e atencioso e uma comida excelente, bem servida e com bom preço. Cozinha tradicional portuguesa de sabor caseiro, sem arrebiques mas altamente recomendável.

Taberna A Fonte 1.jpg

 

Taberna A Fonte 2.jpg

 

Em suma, a nossa estadia na Casa da Trigueira em Santa Eugénia não podia ter corrido melhor, e será uma experiência a repetir em breve. Que recomendo a quem quiser apreciar, com todo o conforto, não só as fantásticas paisagens do Alto Douro mas também alguns tesouros menos conhecidos desta região.

 

 

 

 

2 comentários

Comentar post